HEMEROTECA VIRTUAL: UMA AÇÃO EXTENSIONISTA DE APOIO A SABERES LOCAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.20.24329.053

Resumo

Este artigo relata a montagem de uma hemeroteca virtual, como parte da ação “Rede de Saberes Jaraguenses”, vinculada ao Programa de Extensão da Universidade Estadual de Goiás. A hemeroteca foi realizada a partir da doação de um acervo de jornais, contendo 194 exemplares impressos por 13 editoras diferentes, cobrindo 3 décadas (1984-2015). Esses jornais faziam parte da coleção de um morador da cidade de Jaraguá, no interior de Goiás, cidade histórica, que remonta ao século XVIII, onde a extensão foi desenvolvida. Os conceitos sobre virtualização e ciberespaço de Pierre Lévy apoiaram a ação em termos teórico-metodológicos. O artigo ressalta o engajamento com os princípios da extensão universitária e sua curricularização, voltados para a promoção da cidadania, o desenvolvimento social e a construção de ações participativas conectadas com realidades locais.

Downloads

Biografia do Autor

Lucia Gonçalves de Freitas, Universidade Estadual de Goiás

Professora da Universidade Estadual de Goiás - UEG, doutorada em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Foi bolsista PDEE/CAPEs, tendo sido pesquisadora visitante no Center for Advanced Research in English, na Universidade de Birmingham, Inglaterra. Docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologia da UEG.

Israel Marques Pimentel, Universidade Estadual de Goiás

Estudante do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). Desenvolveu uma aba do bando de dados virtual denominado Biblioteca dos Saberes Jaraguenes, com um hemeroteca em meio à Ação Extensionista "Saberes Jaraguenses em Rede".

Downloads

Publicado

2025-02-25

Edição

Seção

Dossiê: Curricularização da Extensão