O POTENCIAL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO HETEROCONTROLE DA FLUORETAÇÃO DAS ÁGUAS DE ABASTECIMENTO PÚBLICO EM UM MUNICÍPIO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.24458.006Resumo
Objetivou-se apresentar o panorama da fluoretação das águas de abastecimento público de um município brasileiro. O estudo descritivo longitudinal, de 2011 a 2023, foi fruto do projeto de extensão “Heterocontrole da Fluoretação das Águas de Abastecimento Público no Município de Nova Friburgo”, Rio de Janeiro, Brasil. Amostras de água foram coletadas em diferentes localidades do município e foram analisadas quanto à concentração de fluoretos, pelo método eletrométrico, utilizando potenciômetro digital com eletrodo específico para o íon fluoreto. Das 3133 amostras analisadas, sua maioria, 1926 (61,1%) apresentou níveis de subfluoretação e observou-se uma considerável variação média na concentração de fluoretos, ao longo dos anos, de 0,02 a 1,61 ppm/F, além de uma distribuição geográfica heterogênea das mesmas. Há ainda uma constante variação nos teores de fluoretos ao longo dos anos, o que se leva à necessidade de maior rigor quanto à vigilância dessa medida no município.
Palavras-chave: fluoretação; água de abastecimento; cárie dentária.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.