A PRÁTICA TEATRAL COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL PARA ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.24507.001Resumo
Este estudo avaliou uma intervenção educativa que usou o teatro para promover hábitos alimentares saudáveis entre alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. A peça “Chapeuzinho em: O Mistério de sua Cesta Mágica” destacou os benefícios de uma alimentação baseada em alimentos in natura e minimamente processados e os riscos do consumo de ultraprocessados. Estudantes de Nutrição da UNIPAMPA criaram e apresentaram o espetáculo para alunos do ensino fundamental do 1º ao 5º ano no município de Itaqui/RS. Após a atividade, uma pesquisa indicou que a maioria dos escolares compreendeu quais alimentos devem fazer parte de uma alimentação adequada e saudável. Além disso, 88,5% dos alunos relataram grande satisfação com a experiência. Deste modo, o estudo conclui que o teatro é uma ferramenta eficaz e interativa, que pode ser utilizada para atividades de educação nutricional, unindo arte e aprendizado, sendo uma ferramenta para atividades de extensão.
Palavras-chave: Teatro; hábitos alimentares; intervenção educativa; lúdico; promoção de saúde; infância.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.