A PRÁTICA TEATRAL COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL PARA ESCOLARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.24507.001

Resumo

Este estudo avaliou uma intervenção educativa que usou o teatro para promover hábitos alimentares saudáveis entre alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. A peça “Chapeuzinho em: O Mistério de sua Cesta Mágica” destacou os benefícios de uma alimentação baseada em alimentos in natura e minimamente processados e os riscos do consumo de ultraprocessados. Estudantes de Nutrição da UNIPAMPA criaram e apresentaram o espetáculo para alunos do ensino fundamental do 1º ao 5º ano no município de Itaqui/RS. Após a atividade, uma pesquisa indicou que a maioria dos escolares compreendeu quais alimentos devem fazer parte de uma alimentação adequada e saudável. Além disso, 88,5% dos alunos relataram grande satisfação com a experiência. Deste modo, o estudo conclui que o teatro é uma ferramenta eficaz e interativa, que pode ser utilizada para atividades de educação nutricional, unindo arte e aprendizado, sendo uma ferramenta para atividades de extensão.

Palavras-chave: Teatro; hábitos alimentares; intervenção educativa; lúdico; promoção de saúde; infância.

Downloads

Biografia do Autor

Natália Vitória Naigles Dornelles, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Aluna de Graduação na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Bagé, RS, Brasil. 

Aléxia Marques Scaramussa, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Aluna de Graduação na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Bagé, RS, Brasil.

Hecson Jesser Segat, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Professor na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Bagé, RS, Brasil. Doutorado em Ciências Biológicas 

Marina dos Santos, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Professora na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Bagé, RS, Brasil. Doutorado em Ciências da Saúde.

Downloads

Publicado

2025-03-31