CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NA PEDAGOGIA VIA EDUCINE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.20.24647.054Resumo
A missão universitária sempre esteve alinhada aos três pilares: ensino, pesquisa e extensão, no entanto, a consolidação e materialidade deste terceiro pilar passa a ter sustentáculo com a Resolução CNE Nº 7 (Brasil, 2018) que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e orienta sua inserção obrigatória nos currículos dos cursos de Ensino Superior, uma ação em andamento. O projeto EduCine integra a curricularização da extensão no escopo da formação inicial em Pedagogia, utilizando o cinema como recurso didático de inserção social, com intuito de desenvolver a oralidade e os princípios atitudinais na formação global dos partícipes. Destarte sua execução atingiu oito municípios da região Noroeste do Paraná, dezessete escolas, 593 partícipes, sendo 567 crianças e 26 profissionais da educação, dentre eles diretores, coordenadores e professores. Assim, a ação do projeto teve contribuição formativa e a dinâmica socioeducativa que primamos por relatar e dar destaque neste artigo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.