IMPACTOS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO PERCURSO FORMATIVO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.24691.013

Resumo

O artigo teve como objetivo analisar as percepções de licenciados/as em Educação Física sobre a experiência de atuarem em um projeto de extensão universitária na escola, bem como identificar os processos educativos desencadeados no percurso de formação inicial docente. A pesquisa contou com nove participantes, que responderam a um questionário eletrônico e participaram de entrevistas semiestruturadas, analisadas por categorização temática. Três categorias emergiram: (a) “Descobrir-se professor/a”, relacionada às motivações iniciais para integrar o projeto; (b) “Aprendendo uns com os outros”, destacando aprendizagens influenciadas pela Pedagogia Freireana; e (c) “Tornar-se professor/a”, evidenciando impactos na identidade docente. Os achados indicam que a experiência no projeto favoreceu o conhecimento do ambiente escolar, a troca de saberes, o fortalecimento de relações e o desenvolvimento profissional e pessoal. O estudo reforça a importância da extensão universitária na formação docente, consolidando seu papel no tripé universitário, junto ao Ensino e à Pesquisa.

Palavras-chave: Formação de Professores; Prática Pedagógica; Extensão Universitária; Educação Física; Ambiente Escolar.

Downloads

Biografia do Autor

Bianca Fernandes, Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (UNESP)

Aluna de Doutorado em Ciências do Movimento na Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (UNESP), São Paulo, SP, Brasil.

Denise Aparecida Corrêa, Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (UNESP)

Professora na Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (UNESP), São Paulo, SP, Brasil. Doutorado em História. Pós-Doutorado na Universidade de Coimbra, Portugal.

Downloads

Publicado

2025-07-25