IMPACTOS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO PERCURSO FORMATIVO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.24691.013Resumo
O artigo teve como objetivo analisar as percepções de licenciados/as em Educação Física sobre a experiência de atuarem em um projeto de extensão universitária na escola, bem como identificar os processos educativos desencadeados no percurso de formação inicial docente. A pesquisa contou com nove participantes, que responderam a um questionário eletrônico e participaram de entrevistas semiestruturadas, analisadas por categorização temática. Três categorias emergiram: (a) “Descobrir-se professor/a”, relacionada às motivações iniciais para integrar o projeto; (b) “Aprendendo uns com os outros”, destacando aprendizagens influenciadas pela Pedagogia Freireana; e (c) “Tornar-se professor/a”, evidenciando impactos na identidade docente. Os achados indicam que a experiência no projeto favoreceu o conhecimento do ambiente escolar, a troca de saberes, o fortalecimento de relações e o desenvolvimento profissional e pessoal. O estudo reforça a importância da extensão universitária na formação docente, consolidando seu papel no tripé universitário, junto ao Ensino e à Pesquisa.
Palavras-chave: Formação de Professores; Prática Pedagógica; Extensão Universitária; Educação Física; Ambiente Escolar.
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