CLUBES DE CIÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: O QUE NOS MOSTRAM OS ARTIGOS BRASILEIROS?

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DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.25100.048

Resumo

Os clubes de ciências revelam-se como estratégias potentes para o desenvolvimento da extensão universitária, especialmente por sua capacidade de integrar ensino, pesquisa e divulgação científica em espaços educacionais não formais. Nesse contexto, objetivou-se realizar, no presente artigo, uma revisão sistemática da literatura com o intuito de responder à seguinte pergunta: O que nos mostram os artigos produzidos no contexto brasileiro sobre clubes de ciências como estratégia de extensão universitária? Para tanto, analisaram-se 18 artigos científicos produzidos no contexto brasileiro, coletados no Portal de Periódicos da CAPES. A análise do corpus textual resultou em sete categorias emergentes: 1. Contexto institucional e parcerias; 2. Metodologia pedagógica e abordagem didática; 3. Objetivos educacionais e finalidades sociais; 4. Participantes e público-alvo; 5. Espaço-tempo e formato das atividades; 6. Avaliação e impactos da ação extensionista; 7. Desafios e perspectivas futuras. Conclui-se que os clubes de ciências são espaços privilegiados de extensão universitária, capazes de integrar ensino, pesquisa e ação social em um mesmo movimento pedagógico.

Palavras-chave: Ensino de ciências; Clubes de ciências; Inserção curricular da extensão.

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Biografia do Autor

Adriano Lopes Romero, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campo Mourão, PR, Brasil. Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática. 

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Publicado

2025-11-14