CLUBES DE CIÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: O QUE NOS MOSTRAM OS ARTIGOS BRASILEIROS?
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.25100.048Abstract
Os clubes de ciências revelam-se como estratégias potentes para o desenvolvimento da extensão universitária, especialmente por sua capacidade de integrar ensino, pesquisa e divulgação científica em espaços educacionais não formais. Nesse contexto, objetivou-se realizar, no presente artigo, uma revisão sistemática da literatura com o intuito de responder à seguinte pergunta: O que nos mostram os artigos produzidos no contexto brasileiro sobre clubes de ciências como estratégia de extensão universitária? Para tanto, analisaram-se 18 artigos científicos produzidos no contexto brasileiro, coletados no Portal de Periódicos da CAPES. A análise do corpus textual resultou em sete categorias emergentes: 1. Contexto institucional e parcerias; 2. Metodologia pedagógica e abordagem didática; 3. Objetivos educacionais e finalidades sociais; 4. Participantes e público-alvo; 5. Espaço-tempo e formato das atividades; 6. Avaliação e impactos da ação extensionista; 7. Desafios e perspectivas futuras. Conclui-se que os clubes de ciências são espaços privilegiados de extensão universitária, capazes de integrar ensino, pesquisa e ação social em um mesmo movimento pedagógico.
Palavras-chave: Ensino de ciências; Clubes de ciências; Inserção curricular da extensão.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
a) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
b) By submitting an article to the Revista Conexão UEPG and having it approved, the authors agree to assign, without compensation, the following rights to the Journal: the rights of first publication and the rights to redistribute the article and its metadata to the indexing and reference services that the editors deem appropriate.
c) Readers are free to transfer, print out and use the articles published in the Journal, as long as there is always explicit mention to the author(s) and to the Revista Conexão UEPG and as long as there is no alteration of the original work. Any other use of the texts needs to be approved by the author(s) and by the Journal.
