QUANDO O TDAH E O TEA COEXISTEM EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.25533.057Resumo
Este estudo, vinculado ao projeto de extensão “Neurodiversidade: a extensão universitária promovendo inclusão social”, teve como objetivo investigar, por meio de revisão sistemática, a correlação entre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) em crianças e adolescentes. A busca foi realizada em bases como SciELO, PubMed e Elsevier, seguindo diretrizes do Ministério da Saúde. Após triagem de 1.000 estudos, 13 foram incluídos. Os resultados apontaram alta prevalência de comorbidade TEA-TDAH, com sobreposição sintomatológica e perfis clínicos distintos. Os instrumentos diagnósticos foram variados, com destaque para ADOS, ADI-R e escalas de Conners. A coocorrência representa um desafio diagnóstico e terapêutico, demandando protocolos específicos. Conclui-se que a coexistência dos transtornos impacta o desenvolvimento neuropsicológico e funcional, reforçando a importância de diagnóstico precoce e abordagem integrada.
Palavras-chave: Adolescente; Crianças; Diagnóstico; TEA; TDAH.
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