AS POTENCIALIDADES DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS

Autores

  • Eliane Tavares Natividade Teixeira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Bárbara Cristina Filgueiras Rossi Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Doenças Crônicas, Serviço Social.

Resumo

Este artigo discute a relevância das Representações Sociais e da linguagem dos sujeitos nas práticas educativas no campo da saúde. Baseia-se nos resultados de pesquisa de campo no âmbito do projeto de extensão “Educação em Saúde em Doenças Crônicas: desvendando o processo saúde-doença” implantado na Policlínica Piquet Carneiro/UERJ. Ao se utilizar as representações e vivências dos próprios sujeitos espera-se contribuir para a inovação da linguagem na prevenção em saúde. As ações são desenvolvidas em dois eixos complementares: o vinculado à extensão, ao ensino e à pesquisa, que oferta aos acadêmicos uma proposta didática diferenciada, com recursos teórico-metodológicos como oficinas temáticas, grupos de estudo e oficinas de vivências, contribuindo para uma formação de profissionais com maiores qualificações em Serviço Social e saúde; o eixo da assistência, que mantém espaços permanentes para atendimentos individuais e coletivos para os usuários que buscam a Policlínica.

Biografia do Autor

Eliane Tavares Natividade Teixeira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ, Assistente Social Coordenadora do Núcleo de Treinamento, Ensino, Pesquisa e Extensão em Serviço Social (NUTEPESS) da Policlínica Piquet Carneiro/Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Bárbara Cristina Filgueiras Rossi, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Serviço Social pela ESS/UFRJ, Assistente Social Coordenadora do Núcleo de Treinamento, Ensino, Pesquisa e Extensão em Serviço Social (NUTEPESS) da Policlínica Piquet Carneiro/Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads