AS POTENCIALIDADES DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS
Parole chiave:
Educação em Saúde, Doenças Crônicas, Serviço Social.Abstract
Este artigo discute a relevância das Representações Sociais e da linguagem dos sujeitos nas práticas educativas no campo da saúde. Baseia-se nos resultados de pesquisa de campo no âmbito do projeto de extensão “Educação em Saúde em Doenças Crônicas: desvendando o processo saúde-doença” implantado na Policlínica Piquet Carneiro/UERJ. Ao se utilizar as representações e vivências dos próprios sujeitos espera-se contribuir para a inovação da linguagem na prevenção em saúde. As ações são desenvolvidas em dois eixos complementares: o vinculado à extensão, ao ensino e à pesquisa, que oferta aos acadêmicos uma proposta didática diferenciada, com recursos teórico-metodológicos como oficinas temáticas, grupos de estudo e oficinas de vivências, contribuindo para uma formação de profissionais com maiores qualificações em Serviço Social e saúde; o eixo da assistência, que mantém espaços permanentes para atendimentos individuais e coletivos para os usuários que buscam a Policlínica.
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