AS POTENCIALIDADES DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS
Parole chiave:
Educação em Saúde, Doenças Crônicas, Serviço Social.Abstract
Este artigo discute a relevância das Representações Sociais e da linguagem dos sujeitos nas práticas educativas no campo da saúde. Baseia-se nos resultados de pesquisa de campo no âmbito do projeto de extensão “Educação em Saúde em Doenças Crônicas: desvendando o processo saúde-doença” implantado na Policlínica Piquet Carneiro/UERJ. Ao se utilizar as representações e vivências dos próprios sujeitos espera-se contribuir para a inovação da linguagem na prevenção em saúde. As ações são desenvolvidas em dois eixos complementares: o vinculado à extensão, ao ensino e à pesquisa, que oferta aos acadêmicos uma proposta didática diferenciada, com recursos teórico-metodológicos como oficinas temáticas, grupos de estudo e oficinas de vivências, contribuindo para uma formação de profissionais com maiores qualificações em Serviço Social e saúde; o eixo da assistência, que mantém espaços permanentes para atendimentos individuais e coletivos para os usuários que buscam a Policlínica.
Downloads
Fascicolo
Sezione
Licenza
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.