INGLÊS NA TERCEIRA IDADE: UM SONHO TORNANDO-SE REALIDADE
Palavras-chave:
Terceira Idade, Língua Inglesa, Aprendizagem.Resumo
Acreditando na capacidade de aprender, do idoso, o projeto extensionista “Universidade Aberta para a Terceira Idade”, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, inseriu, em 2005, a disciplina de Língua Inglesa, como parte das atividades ofertadas ao grupo da terceira idade, da cidade de Ponta Grossa, Paraná. O objetivo deste artigo é demonstrar que a iniciativa atingiu resultados positivos. Em 2005, a primeira turma iniciou com 15 alunos. Em 2009, houve 40 alunos inscritos, que foram divididos em três turmas, de nível lingüístico diferenciado. A metodologia adotada nas aulas segue os preceitos da abordagem comunicativa; sendo que os conteúdos lingüísticos são adequados a tópicos de interesse dos alunos. A avaliação da aprendizagem é realizada formal e informalmente, sendo que indicam que é grande a capacidade do idoso, para em aprender uma língua estrangeira, uma vez respeitado o ritmo individual de cada um. O resultado positivo, obtido durante os quase cinco anos de atividade, permite concluir que a capacidade de aprendizagem de uma língua estrangeira, na terceira idade, é hoje uma realidade concreta, constituindose como fator de integração social altamente benéfico para o idoso.
Downloads
Edição
Seção
Licença
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.