INGLÊS NA TERCEIRA IDADE: UM SONHO TORNANDO-SE REALIDADE

Autores

  • Hayat Boulos Machado Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Maria Inês Chaves Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Rita de Cássia da Silva Oliveira Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Terceira Idade, Língua Inglesa, Aprendizagem.

Resumo

Acreditando na capacidade de aprender, do idoso, o projeto extensionista “Universidade Aberta para a Terceira Idade”, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, inseriu, em 2005, a disciplina de Língua Inglesa, como parte das atividades ofertadas ao grupo da terceira idade, da cidade de Ponta Grossa, Paraná. O objetivo deste artigo é demonstrar que a iniciativa atingiu resultados positivos. Em 2005, a primeira turma iniciou com 15 alunos. Em 2009, houve 40 alunos inscritos, que foram divididos em três turmas, de nível lingüístico diferenciado. A metodologia adotada nas aulas segue os preceitos da abordagem comunicativa; sendo que os conteúdos lingüísticos são adequados a tópicos de interesse dos alunos. A avaliação da aprendizagem é realizada formal e informalmente, sendo que indicam que é grande a capacidade do idoso, para em aprender uma língua estrangeira, uma vez respeitado o ritmo individual de cada um. O resultado positivo, obtido durante os quase cinco anos de atividade, permite concluir que a capacidade de aprendizagem de uma língua estrangeira, na terceira idade, é hoje uma realidade concreta, constituindose como fator de integração social altamente benéfico para o idoso.

Biografia do Autor

Hayat Boulos Machado, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Especialista em Língua Inglesa, Professora SECAL/UEPG.

Maria Inês Chaves, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Especialista em Língua Inglesa, Agente Universitário/UEPG, Estagiária Voluntária UATI.

Rita de Cássia da Silva Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutorado em Educação, Professora Adjunta/ UEPG, Coordenadora da UATI.

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