INGLÊS NA TERCEIRA IDADE: UM SONHO TORNANDO-SE REALIDADE
Keywords:
Terceira Idade, Língua Inglesa, Aprendizagem.Abstract
Acreditando na capacidade de aprender, do idoso, o projeto extensionista “Universidade Aberta para a Terceira Idade”, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, inseriu, em 2005, a disciplina de Língua Inglesa, como parte das atividades ofertadas ao grupo da terceira idade, da cidade de Ponta Grossa, Paraná. O objetivo deste artigo é demonstrar que a iniciativa atingiu resultados positivos. Em 2005, a primeira turma iniciou com 15 alunos. Em 2009, houve 40 alunos inscritos, que foram divididos em três turmas, de nível lingüístico diferenciado. A metodologia adotada nas aulas segue os preceitos da abordagem comunicativa; sendo que os conteúdos lingüísticos são adequados a tópicos de interesse dos alunos. A avaliação da aprendizagem é realizada formal e informalmente, sendo que indicam que é grande a capacidade do idoso, para em aprender uma língua estrangeira, uma vez respeitado o ritmo individual de cada um. O resultado positivo, obtido durante os quase cinco anos de atividade, permite concluir que a capacidade de aprendizagem de uma língua estrangeira, na terceira idade, é hoje uma realidade concreta, constituindose como fator de integração social altamente benéfico para o idoso.
Downloads
Issue
Section
License
a) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
b) By submitting an article to the Revista Conexão UEPG and having it approved, the authors agree to assign, without compensation, the following rights to the Journal: the rights of first publication and the rights to redistribute the article and its metadata to the indexing and reference services that the editors deem appropriate.
c) Readers are free to transfer, print out and use the articles published in the Journal, as long as there is always explicit mention to the author(s) and to the Revista Conexão UEPG and as long as there is no alteration of the original work. Any other use of the texts needs to be approved by the author(s) and by the Journal.