AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS EM ESTABELECIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR ENVOLVIDOS NA PECUÁRIA LEITEIRA DOS MUNICÍPIOS DE CASCAVEL E GUARANIAÇU/PR
Palavras-chave:
Leite, Contaminação, Qualidade.Resumo
O mercado pecuarista está se tornando mais exigente com relação à qualidade do leite. A fase de ordenha constitui um dos pontos críticos e uma séria ameaça à qualidade do produto. A produção de leite, no Brasil, ocorre sob condições rudimentares por pequenos produtores, os quais, normalmente, não são assistidos por programas de práticas de higiene e de melhorias de produção. Nosso objetivo foi avaliar as condições higiênicosanitárias, em estabelecimentos da agricultura familiar, envolvidos na pecuária leiteira dos municípios de Cascavel e de Guaraniaçu – PR. Entre os meses de março e abril de 2008, foram aplicados check-lists relacionados à ordenha, à higienização, a sanidade do rebanho, entre outras. Os resultados mostraram a carência de informações relacionadas à produção de leite com qualidade. Isso mostra a necessidade e a aplicabilidade deste trabalho no sentido de melhorar as condições de trabalho dos agricultores familiares.
Downloads
Edição
Seção
Licença
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.