CURSO DE EXTENSÃO: POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Lúcia Gracia Ferreira UESB
  • Rita de Cássia Souza Nascimento Ferraz UESB
  • Ingride de Carvalho Ferreira UESB
  • Patrícia Freire Silva UESB
  • Francine Alves Mares de Souza UESB

Palavras-chave:

Universidade. Contemporâneo. Extensão.

Resumo

Atualmente, vimos emergir uma nova era - a contemporaneidade. Nela, percebemos inconsistências e mudanças muito rápidas. Nessa perspectiva, foi realizado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/ Campus de Itapetinga, um projeto de extensão, em formato de curso, buscando discutir estas questões. Assim, o curso foi realizado com duração de seis meses e buscou possibilitar debates, discussões e reflexões sobre a formação de professores frente ao desafio da contemporaneidade. Ao final do curso, foi solicitado que os cursistas respondessem ao questionário que foram devolvidos por 52 participantes. Essa avaliação mostrou que o curso possibilitou mudanças no modo de pensar e agir dos participantes, sendo avaliado como positivo; que as histórias de aprendiz, escrita e oral, promoveu um efeito formador. Ainda que a formação docente deva ser repensada para atender as demandas de uma sociedade contemporânea que reflete as incertezas da modernidade.

Biografia do Autor

Lúcia Gracia Ferreira, UESB

Professora Substituta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB/Campus de Itapetinga. Líder do Grupo de Pesquisa/CNPq: Centro de Pesquisa e Estudos Pedagógicos. Doutora em Educação (UFSCar).

Rita de Cássia Souza Nascimento Ferraz, UESB

Professora Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Itapetinga. Líder do Grupo de Pesquisa/CNPq: Centro de Pesquisa e Estudos Pedagógicos. Doutora em Psicologia (UFB).

Ingride de Carvalho Ferreira, UESB

Graduanda em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Itapetinga.

Patrícia Freire Silva, UESB

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Itapetinga.

Francine Alves Mares de Souza, UESB

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Itapetinga.

Downloads

Publicado

2014-05-21