ATENDIMENTO AMBULATORIAL DE CRIANÇAS EM CENTRO DE RECUPERAÇÃO NUTRICIONAL

Autores

  • Paula Chuproski Saldan UNICENTRO
  • Marcela Komechen Brecailo UNICENTRO

Palavras-chave:

Assistência ambulatorial. Transtornos da nutrição do lactente. Transtornos da nutrição infantil.

Resumo

O objetivo desse artigo é relatar a experiência de um Projeto de Extensão em Nutrição Materno Infantil desenvolvido em um Centro de Recuperação Nutricional em Guarapuava-PR. O projeto foi desenvolvido na forma de atendimento ambulatorial nutricional às crianças e suas mães por acadêmicas de Nutrição, supervisionadas por docentes nutricionistas. As mães recebiam orientações sobre o estado nutricional e a alimentação da criança com base nos hábitos alimentares e condição social da família. Foram realizados 338 atendimentos. Verificou-se que 47,0% das crianças apresentaram melhora do estado nutricional entre o primeiro e o segundo atendimento, 29,1% delas não retornaram para o segundo atendimento, 17,9% não tinham necessidade de um novo atendimento e 6,0% apresentaram piora do estado nutricional. Com a realização do projeto crianças e mães receberam atendimento nutricional específico para melhora do estado nutricional da criança e as acadêmicas puderam vivenciar a prática profissional aliada aos conhecimentos adquiridos na graduação.

Biografia do Autor

Paula Chuproski Saldan, UNICENTRO

Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Mestre em Enfermagem em Saúde Pública. Professora Assistente do Departamento de Nutrição.

Marcela Komechen Brecailo, UNICENTRO

Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Mestre em Nutrição. Professora Assistente do Departamento de Nutrição.

Downloads

Publicado

2014-05-21