EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E LUDICIDADE NA PRESERVAÇÃO DE ANIMAIS SILVESTRES
Palavras-chave:
Animais silvestres. Educação ambiental. Atividades lúdicas.Resumo
O NURFS/CETAS-UFPEL realiza atendimento e destinação de animais silvestres oriundos de ações de fiscalização ambiental ou entrega voluntária, além de atividades de ensino, pesquisa e extensão. A extensão universitária deve garantir a aprendizagem recíproca da comunidade acadêmica e da sociedade e estimular a comunidade universitária à realização de ações sociais, políticas e profissionais. Assim, o Programa de Educação Ambiental do NURFS/CETAS realiza atividades de sensibilização e formação de consciência crítica dos indivíduos com relação à preservação da fauna silvestre. O objetivo deste trabalho é descrever duas das experiências desenvolvidas: a elaboração de um jogo de tabuleiro e a apresentação de um teatro de fantoches sobre animais silvestres/cativeiro ilegal buscando, pela ludicidade, despertar a preocupação em preservar a fauna silvestre. Conclui-se que atividades lúdicas podem ser usadas, desde que acompanhadas de ações educativas paralelas, na busca pela conscientização para o combate ao tráfico e cativeiro ilegal de animais silvestres.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.