OFICINAS ARTÍSTICAS NA UNIVERSIDADE ABERTA PARA A TERCEIRA IDADE: CONTRIBUIÇÕES PARA A QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS

Autores

  • Talita Baldin Universidade Federal Fluminense
  • Claudia Regina Magnabosco-Martins Universidade Estadual do Centro-Oeste

Palavras-chave:

Universidade Aberta para a Terceira Idade, Envelhecimento, Teatro, Idosos.

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência de extensão universitária com oficinas artísticas na Universidade Aberta para a Terceira Idade (UATI) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Irati – PR). Ao longo de dois anos e meio de experiência extensionista, foram desenvolvidas diversas atividades com teatro e música, cujo ponto máximo da intervenção foi a criação e apresentação de um esquete teatral pelas participantes da oficina. O resultado é considerado positivo, uma vez que vem ao encontro de considerações de diversos autores que apontam para a necessidade de romper com o ideário de uma velhice inativa quando ela é vivida em grupos de convivência. Da mesma forma, as oficinas artísticas foram significativas para corroborar estas conclusões, assim como permitiram que as participantes visualizassem sua criação e ficassem satisfeitas com os resultados, acreditando em suas potencialidades. Assim, projetos deste teor surgem como uma alternativa interessante para manutenção da qualidade de vida da comunidade idosa.

Biografia do Autor

Talita Baldin, Universidade Federal Fluminense

Psicologa. Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil.

Claudia Regina Magnabosco-Martins, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Professora da Universidade Estadual Centro-Oeste (UNICENTRO), Brasil. Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Brasil.

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Publicado

2015-04-27