OFICINAS ARTÍSTICAS NA UNIVERSIDADE ABERTA PARA A TERCEIRA IDADE: CONTRIBUIÇÕES PARA A QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS

Autores/as

  • Talita Baldin Universidade Federal Fluminense
  • Claudia Regina Magnabosco-Martins Universidade Estadual do Centro-Oeste

Palabras clave:

Universidade Aberta para a Terceira Idade, Envelhecimento, Teatro, Idosos.

Resumen

Este artigo apresenta uma experiência de extensão universitária com oficinas artísticas na Universidade Aberta para a Terceira Idade (UATI) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Irati – PR). Ao longo de dois anos e meio de experiência extensionista, foram desenvolvidas diversas atividades com teatro e música, cujo ponto máximo da intervenção foi a criação e apresentação de um esquete teatral pelas participantes da oficina. O resultado é considerado positivo, uma vez que vem ao encontro de considerações de diversos autores que apontam para a necessidade de romper com o ideário de uma velhice inativa quando ela é vivida em grupos de convivência. Da mesma forma, as oficinas artísticas foram significativas para corroborar estas conclusões, assim como permitiram que as participantes visualizassem sua criação e ficassem satisfeitas com os resultados, acreditando em suas potencialidades. Assim, projetos deste teor surgem como uma alternativa interessante para manutenção da qualidade de vida da comunidade idosa.

Biografía del autor/a

Talita Baldin, Universidade Federal Fluminense

Psicologa. Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil.

Claudia Regina Magnabosco-Martins, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Professora da Universidade Estadual Centro-Oeste (UNICENTRO), Brasil. Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Brasil.

Publicado

2015-04-27