A COLETA DE DADOS DO BANCO VARLINFE – VARIAÇÃO LINGUÍSTICA DE FALA ESLAVA: PECULIARIDADES E CARACTERÍSTICAS

Autores

  • Luciane Trennephol da Costa Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Loremi Loregian-Penkal Universidade Estadual do Centro-Oeste

Palavras-chave:

Plurilinguismo, Sociolinguística, Banco de dados, Fala Eslava, VARLINFE

Resumo

Este artigo relata as ações do Projeto de Extensão, que funcionou por tempo determinado, sobre o Mapeamento da Cultura Eslava no Sul do Paraná: Banco de Dados Variação Linguística de Fala Eslava – VARLINFE, vinculado ao Programa de Extensão Permanente, denominado Núcleo de Estudos Eslavos – NEES, da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. O VARLINFE foi constituído de acordo com a metodologia da Sociolinguística Quantitativa Laboviana (WEINREICH; LABOV e HERZOG, 2006; LABOV, 2008) e abrange a fala dos habitantes brasileiros das cidades de Irati, Ivaí, Mallet, Rebouças, Rio Azul e Prudentópolis. Esse Banco de Dados permitirá futuras pesquisas acerca das contribuições e influências da etnia eslava no português falado, na região sul do Paraná, e do português brasileiro fora dos grandes centros urbanos.

Biografia do Autor

Luciane Trennephol da Costa, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Professora na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Brasil. Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil.

Loremi Loregian-Penkal, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Professora na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Brasil. Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil.

Downloads

Publicado

2015-04-27