PROJETOS TEMÁTICOS COMO ALTERNATIVA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Marilia de Rosso Krug Universidade de Cruz Alta
  • Aline de Oliveira Martins Universidade Federal de Santa Maria
  • Rui Guilherme Fernandes Pedroso Universidade de Cruz Alta
  • Félix Alexandre Antunes Soares Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Intervenções colaborativas, Métodos de projetos, Pediculose.

Resumo

Este estudo analisou as contribuições de intervenções colaborativas na concepção e desenvolvimento de um projeto pedagógico com foco na promoção da saúde. Realizou-se uma pesquisa-ação colaborativa numa escola pública, envolvendo quatro professores e 44 alunos. As intervenções foram realizadas durante quatro meses, uma vez por semana, com 2 horas de duração. Os instrumentos de pesquisa foram: questionário e diário de campo, sendo as informações interpretadas pela análise categorial. O método de projetos proporcionou aos alunos novas descobertas favorecendo a aprendizagem significativa. As intervenções melhoraram a qualidade do ensino apontando para a importância de difundir na escola as contribuições do ensino colaborativo e da estratégia de projetos.

Biografia do Autor

Marilia de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta

Professora da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), Brasil. Aluna do Curso de Doutorado Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil.

Aline de Oliveira Martins, Universidade Federal de Santa Maria

Aluna do Curso de Mestrado em Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil.

 

Rui Guilherme Fernandes Pedroso, Universidade de Cruz Alta

Aluno do Curso de Educação Física da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), Brasil. 

Félix Alexandre Antunes Soares, Universidade Federal de Santa Maria

Professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil. Doutor em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil. 

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Publicado

2015-08-11