JUVENTUDE EM DIÁLOGO: TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Shirlei Rezende Sales Universidade Federal de Minas Gerais
  • Aline Gonçalves Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Francielle Alves Vargas Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

Juventude, Cibercultura, Portal EMdiálogo, Extensão universitária.

Resumo

Atualmente, a vivência das mais diversas práticas cotidianas tem sido marcada pela intensa presença das tecnologias digitais, o que tem alterado nossos modos de conduzir a vida. Essa relação com as práticas no ciberespaço tem produzido a cibercultura, a qual tem sido, especialmente vivida pelos/as jovens. A juventude ciborgue que ocupa o ciberespaço tem levado diferentes demandas para as escolas de ensino médio brasileiras. Nesse contexto, apresentamos o Portal EMdiálogo (www.emdialogo.uff.br): um projeto de extensão universitária – desenvolvido pelos grupos Observatório da Juventude da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais - MG) e Observatório Jovem da UFF (Universidade Federal Fluminense – RJ). O presente artigo desenvolve o argumento de que o Portal EMdiálogo oferece possibilidades para alterar as práticas curriculares no ensino médio, na medida em que opera com elementos característicos da cultura juvenil, especialmente da cibercultura.

Biografia do Autor

Shirlei Rezende Sales, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minhas Gerais (UFMG), Brasil. Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minhas Gerais (UFMG), Brasil.  

Aline Gonçalves Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais

Pedagoga. Aluna do Curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil. 

Francielle Alves Vargas, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Aluna do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Software pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Brasil. 

Downloads

Publicado

2015-08-11