JUVENTUDE EM DIÁLOGO: TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Klíčová slova:
Juventude, Cibercultura, Portal EMdiálogo, Extensão universitária.Abstrakt
Atualmente, a vivência das mais diversas práticas cotidianas tem sido marcada pela intensa presença das tecnologias digitais, o que tem alterado nossos modos de conduzir a vida. Essa relação com as práticas no ciberespaço tem produzido a cibercultura, a qual tem sido, especialmente vivida pelos/as jovens. A juventude ciborgue que ocupa o ciberespaço tem levado diferentes demandas para as escolas de ensino médio brasileiras. Nesse contexto, apresentamos o Portal EMdiálogo (www.emdialogo.uff.br): um projeto de extensão universitária – desenvolvido pelos grupos Observatório da Juventude da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais - MG) e Observatório Jovem da UFF (Universidade Federal Fluminense – RJ). O presente artigo desenvolve o argumento de que o Portal EMdiálogo oferece possibilidades para alterar as práticas curriculares no ensino médio, na medida em que opera com elementos característicos da cultura juvenil, especialmente da cibercultura.
Stahování
Publikováno
Číslo
Sekce
Licence
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.