EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE DETERMINANTES SOCIAIS DE SAÚDE - DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i3.0008

Autores

  • Margarete Bernardo Tavares da Silva Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO
  • Pacita Geovana Gama de Souza Aperibense Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO
  • Paulo Cesar Gonçalves da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
  • Claudia Teresa Vieira de Souza Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ.

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.12.i3.0008

Palavras-chave:

Ensino, Enfermagem, Relações Comunidade-Instituições, Determinantes Sociais de Saúde

Resumo

A integração do ensino à pesquisa e extensão objetiva consolidar todo o processo de amadurecimento pessoal do aluno. Nesta ótica foi criado em 2013 o projeto de pesquisa/extensão: “A inserção do acadêmico de enfermagem no âmbito da pesquisa científica focando os determinantes e condicionantes do processo saúde-doença, seus desdobramentos e relações em diferentes níveis de atenção e promoção da saúde à localidade, ao indivíduo e a família”. O objetivo foi descrever o uso de metodologia ativa no processoensino- aprendizagem de alunos de graduação em enfermagem através da participação em atividades de extensão dentro do currículo regular. Exploramos o relato de experiência dos projetos utilizando a metodologia da problematização. Durante três semestres foram desenvolvidas 11 atividades de extensão, envolvendo 118 alunos. Concluímos que uma vez vivenciada a experiência além dos muros da universidade foi possível desenvolver habilidades e competências importantes para seu exercício profissional, pois levará consigo uma bagagem de experiências reais.

Biografia do Autor

Margarete Bernardo Tavares da Silva, Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Professora da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), RJ – Brasil. Aluna de Doutorado da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) , RJ – Brasil.

Pacita Geovana Gama de Souza Aperibense, Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Professora da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), RJ – Brasil. Aluna de Doutorado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), RJ – Brasil.

Paulo Cesar Gonçalves da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Aluno de Mestrado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), RJ - Brasil. J – Brasil.

Claudia Teresa Vieira de Souza, Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ.

Professora da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), RJ – Brasil. Doutorado em Saúde Pública.

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Publicado

2016-11-25