EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE DETERMINANTES SOCIAIS DE SAÚDE - DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i3.0008

Autores

  • Margarete Bernardo Tavares da Silva Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO
  • Pacita Geovana Gama de Souza Aperibense Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO
  • Paulo Cesar Gonçalves da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
  • Claudia Teresa Vieira de Souza Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ.

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.12.i3.0008

Palavras-chave:

Ensino, Enfermagem, Relações Comunidade-Instituições, Determinantes Sociais de Saúde

Resumo

A integração do ensino à pesquisa e extensão objetiva consolidar todo o processo de amadurecimento pessoal do aluno. Nesta ótica foi criado em 2013 o projeto de pesquisa/extensão: “A inserção do acadêmico de enfermagem no âmbito da pesquisa científica focando os determinantes e condicionantes do processo saúde-doença, seus desdobramentos e relações em diferentes níveis de atenção e promoção da saúde à localidade, ao indivíduo e a família”. O objetivo foi descrever o uso de metodologia ativa no processoensino- aprendizagem de alunos de graduação em enfermagem através da participação em atividades de extensão dentro do currículo regular. Exploramos o relato de experiência dos projetos utilizando a metodologia da problematização. Durante três semestres foram desenvolvidas 11 atividades de extensão, envolvendo 118 alunos. Concluímos que uma vez vivenciada a experiência além dos muros da universidade foi possível desenvolver habilidades e competências importantes para seu exercício profissional, pois levará consigo uma bagagem de experiências reais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margarete Bernardo Tavares da Silva, Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Professora da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), RJ – Brasil. Aluna de Doutorado da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) , RJ – Brasil.

Pacita Geovana Gama de Souza Aperibense, Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Professora da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), RJ – Brasil. Aluna de Doutorado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), RJ – Brasil.

Paulo Cesar Gonçalves da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Aluno de Mestrado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), RJ - Brasil. J – Brasil.

Claudia Teresa Vieira de Souza, Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ.

Professora da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), RJ – Brasil. Doutorado em Saúde Pública.

Referências

AMARAL, MF; CARVALHO, S. & FIGUEIREDO, GO (Orgs). Programa Curricular De Integração Ensino, Pesquisa E Extensão. Livro Didático. Volume 1. Escola de Enfermagem. Centro de Ciências da Saúde. Rio de Janeiro: Unigranrio, 2010.

BAALBAKI, A.C.F. et al. O projeto de extensão e suas formas de comunicação com a comunidade externa. Revista Conexa- o UEPG. Ponta Grossa, volume 11 número 3 - set./dez. 2015. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/conexao acesso em 5 de abril de 2016.

BRASIL. Lei 9493/1996 de 20 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases da educação. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília: DF 20/12/1996. 1996. p.27833. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/ egin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-362578-normaatualizada-pl.html>

______.Decreto 7.492/2011. Plano Brasil sem Miséria. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasilia:DF. 2011. p.6. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7492.htm

BADZIAK, R.P.F.; MOURA, V.E.V. Determinantes Sociais da Saúde: um conceito para efetivação do direito à saúde. R. Saúde Pública. Santa Cat., Florianópolis, Santa Catarina Brasil, v.3, n.1, jan./jun. 2010. Disponível em: <http://esp.saude.sc.gov.br/sistemas/revista/index.php/inicio/article/viewFile/51/114> acesso em: 22/05/2016.

BISCARDE, D.G.S.; PEREIRA-SANTOS, M.; SILVA, L.B. Formação em saúde, extensão universitária e Sistema Único de Saúde (SUS): conexões necessárias entre conhecimento e intervenção centradas na realidade e repercussões no processo formativo. Interface (Botucatu), Botucatu , v. 18, n. 48, p. 177-186. 2014. . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000100177&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 25 de Maio de 2016.

FERREIRA, T.L.S. & ANDRADE, F.B. Advances in the Health Training Process Quality: Links between Education, Service and Community. Health, 7, 1788-1792. 2015. http://dx.doi.org/10.4236/health.2015.713195

GHIRALDELLI JUNIOR, P. História da Educação Brasileira. 4ed. São Paulo:Cortez, 2009

LEITE, M.F. et al . Extensão Popular na formação profissional em saúde para o SUS: refletindo uma experiência. Interface (Botucatu), Botucatu , v. 18, supl. 2, p. 1569-1578. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000601569&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 25 Maio de 2016.

LOPES, R.M. et al. Aprendizagem Baseada em Problemas: uma proposta para a formação de Técnicos em Laboratórios de Saúde Pública. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, [S.l.], v. 9, n. 2, junho. 2015. ISSN 1981-6278. Disponível em: <http://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/942>. Acesso em: 25 may 2016.

MAIA, J.A. Metodologias Problematizadoras em Currículos de Graduação Médica. Revista Brasileira de Educação Médica. 38 (4) : 566-574. 2014.

MOREIRA, Marco Antônio. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU. 2011.

MORIN, E. Introdução ao Pensamento Complexo. Tradução de Eliane Lisboa, Editora Sulina, Porto Alegre, 3ª edição. 2007.

NUNES, A.L.P.F.; SILVA, M.B.C.. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal-Estar e Sociedade. Barbacena, Ano IV, n. 7, páginas 119-133, julho/dezembro/2011. 2011. Disponível em: <http://www.uemg.br/openjournal/index.php/malestar/article/viewFile/60/89> acesso em 20 de março de 2016.

PAULA, João Antônio de. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces - Revista de Extensão, v. 1, n. 1, p. 05-23, jul./nov. 2013.

PÊCHEUX, Michel, O discurso: estrutura ou acontecimento/ Michel Pêcheux; tradução: Eni P. Orlando – 5ª Edição, Campinas, SP Pontes Editores. 2008.

PEREIRA, M.G. Epidemiologia Teoria e Prática. Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan, 11ª reimpressão. 2007.

PRADO, M.L. et al. Arco de Charles Maguerez: refletindo Estratégias de Metodologia Ativa na Formação de Profissionais de Saúde. Rev. Esc. Anna Nery , Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 172-177, março de 2012. Disponível a partir <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000100023&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 25 de maio de 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452012000100023

SILVA, Margarete Bernardo Tavares da. Distribuição socioespacial da esporotricose humana de pacientes atendidos no Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas no período de 1997 a 2007, residentes no Estado do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado) – Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Rio de Janeiro. 2010

SOBRAL, F.R.; CAMPOS, C.J.G. Utilização de Metodologia Ativa no Ensino e Assistência de enfermagem na Produção nacional:. Revisão integrativa Rev. Esc. enferm. USP , São Paulo, v. 46, n. 1, p. 208-218, fevereiro de 2012. 2012 Disponível a partir <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000100028&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 25 de maio de 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000100028.

Downloads

Publicado

2016-11-25