EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE DETERMINANTES SOCIAIS DE SAÚDE - DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i3.0008
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.12.i3.0008Palavras-chave:
Ensino, Enfermagem, Relações Comunidade-Instituições, Determinantes Sociais de SaúdeResumo
A integração do ensino à pesquisa e extensão objetiva consolidar todo o processo de amadurecimento pessoal do aluno. Nesta ótica foi criado em 2013 o projeto de pesquisa/extensão: “A inserção do acadêmico de enfermagem no âmbito da pesquisa científica focando os determinantes e condicionantes do processo saúde-doença, seus desdobramentos e relações em diferentes níveis de atenção e promoção da saúde à localidade, ao indivíduo e a família”. O objetivo foi descrever o uso de metodologia ativa no processoensino- aprendizagem de alunos de graduação em enfermagem através da participação em atividades de extensão dentro do currículo regular. Exploramos o relato de experiência dos projetos utilizando a metodologia da problematização. Durante três semestres foram desenvolvidas 11 atividades de extensão, envolvendo 118 alunos. Concluímos que uma vez vivenciada a experiência além dos muros da universidade foi possível desenvolver habilidades e competências importantes para seu exercício profissional, pois levará consigo uma bagagem de experiências reais.
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