BIOMASSA: CONHECER PARA TRANSFORMAR
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.13.i3.0009Palavras-chave:
resíduos agroindustriais, extensão universitária, fonte de energia renovável.Resumo
A produção de biocombustíveis a partir de biomassa tem despertado o interesse industrial por ser uma fonte alternativa renovável em relação aos combustíveis fósseis. Em função da grande extensão territorial e a qualidade das terras, o estado de Mato Grosso do Sul responde a uma parcela considerável da produção agrícola nacional. Neste sentido, este estudo visa apresentar as principais biomassas e seus processos de transformação aos alunos da rede pública de ensino de Dourados-MS. Para o desenvolvimento da ação extensionista, foram elaborados palestras e experimentos, os quais foram trabalhados em sala de aula. Para a avaliação, foi aplicado um questionário contendo questões objetivas e subjetivas. A ação extensionista oportunizou um diferencial na formação acadêmica, uma vez que a vivência com a comunidade escolar proporcionou habilidades de tolerância, observação, planejamento e execução de trabalho em grupo, condições que são requisitos fundamentais para o exercício profissional.
Referências
ANP (AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS). Biocombustíveis: o que são os biocombustíveis. Brasília: ANP, 2015. Disponível em: <http://www.anp.gov.br/?id=470>. Acesso em: 28 mar. 2017.
BNDES (BANCO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL). Bioetanol de cana-de-açúcar: energia para o desenvolvimento sustentável. BNDES e CGEE. Rio de Janeiro: BNDES, 2008.
BARBOSA, F.H.F.; BARBOSA, L.P.J.L. Alternativas metodológicas em Microbiologia: viabilizando atividades práticas. Revista de Biologia e Ciências da Terra, Campina Grande, v.10, p.134-143, 2010.
CASTRO, L.M.C. A universidade, a extensão universitária e a produção de conhecimentos emancipadores. Reunião Anual da ANPED, v.27, p.1-16, 2004.
CONAB (COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO). Estudos da prospecção de mercado: Safra 2012/2013. Disponível em: <http://www.conab.gov.br/imprensa-noticia.php?id=27641>. Acesso em: 26 mar. 2017.
DANTAS, I.S.; SILVA, M.J.M.; BRAGA, C.F. Estratégias didáticas para o ensino de química: os biocombustíveis como tema gerador. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA - ENEQ), 18., 2016, Florianópolis. Anais... Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Catarina, 2016.
FOREST, Rafael. Segurança alimentar: uma análise a partir do uso da terra. 2015. 73 f. Dissertação (Mestrado em Agronegócios) - Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2015.
GALAVERNA, R.; PASTRE, J.C. Produção de 5-Hidroximetil furfural a partir de Biomassa: Desafios Sintéticos e Aplicações como Bloco de Construção na Produção de Polímeros e Combustíveis Líquidos. Revista Virtual de Química, v.9, p.248-273, 2017.
GIANETTI, G.W.; FIGUEIREDO, A.M.R. Indústria de transformação na geração de produto e renda de Mato Grosso do Sul: uma aplicação da matriz de contabilidade social. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, v.10, p.64-81, 2016.
GOLDEMBERG, J. Biomass and energy. Química nova, v.32, p.582-587, 2009.
______. Atualidade e perspectivas no uso de biomassa para geração de energia. Revista Virtual de Química, v.9, p.15-28, 2016.
GOMES, I.M.; CARBO, L.; QUEIROZ, E.M.G. Ensino de química associado à indústria sucroalcooleira na Escola Estadual Antônio Ferreira Sobrinho, na cidade de Jaciara, Mato Grosso, Brasil. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, v.2, n.2, p.120-133, 2015.
HUBER, G.W.; IBORRA, S.; CORMA, A. Synthesis of transportation fuels from biomass: chemistry, catalysts, and engineering. Chemical Reviews, v.106, p.4044-4098, 2006.
MANCHUR, J.; SURIANI, A.L.A.; CUNHA, M.C. A contribuição de projetos de extensão na formação profissional de graduandos de licenciaturas. Revista Conexão UEPG, v.9, p.334-341, 2013.
MONTEIRO, M.B.; LORA, B.A.; COELHO S.T. Bioenergia para produção de eletricidade. O setor elétrico. Energias renováveis alternativas. Ed. 78, p.48-54, 2017. Disponível em: <http://www.osetoreletrico.com.br/web/documentos/fasciculos/Ed78_fasciculo_energias_renovaveis_cap6.pdf>. Acesso em: 27 abr. 2017.
PIATTI, T.M.; MERCADO, L.P.L.; OLIVEIRA, A.V. et al. A formação do professor pesquisador do ensino médio: uma pesquisa ação em educação e saúde. Experiências em Ensino de Ciências, v.3, p.23-41, 2008.
RODRIGUES FILHO, S.; JULIANI, A.J. Sustentabilidade da produção de etanol de cana-de-açúcar no Estado de São Paulo. Estudos Avançados, v.27, p.195-212, 2013.
SANTOS, E.A.; SANTANA, J.C.; SANTOS, L.C.M. et al. Preparação e apresentação de palestras e experimentos para alunos do ensino fundamental. Scientia Plena, v.2, p.67-73, 2006.
SOUZA, V.; SANTOS, L.; PAGEL, U.; SCARPATI, C.; CAMPOS, A. Aspectos sustentáveis da biomassa como recurso energético. Revista Augustus, v.20, p.105-123, 2015.
VITOUSEK, P.M.; MOONEY, H.A.; LUBCHENCO, J.; MELILLO, J.M. Human domination of Earth's ecosystems. Science, v.277, p.494-499, 1997.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.