MANEJO DA AGRICULTURA IRRIGADA: ORIENTAÇÕES TÉCNICAS AOS HORTICULTORES-FEIRANTES
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.15.i2.0010Klíčová slova:
Extensão Rural, Hortaliças, Irrigação.Abstrakt
Na área da agricultura irrigada, há muitas pesquisas e informações disponíveis, porém muito frequentemente não chegam até os usuários da água, principalmente os de pequeno porte. Portanto, este projeto teve como finalidade prestar orientações técnicas aos horticultores-feirantes, no bairro Morada do Sol, no município de Rio Verde, Goiás, sobre o manejo da agricultura irrigada e qualificar os acadêmicos das Faculdades de Engenharia Ambiental e Agronomia e prepará-los para o mercado de trabalho. A partir das técnicas de manejo orientadas pelos acadêmicos, os horticultores conseguiram reduzir o consumo de água e energia elétrica, melhorar a eficiência de molhamento, aumentar a produtividade, prolongar a vida útil do sistema de irrigação e direcionar o uso da água com qualidade específica para a cultura indicada, o que justifica a relevância social e ambiental do projeto, além dos benefícios a sociedade e o ganho de conhecimento e interação entre os acadêmicos.
Reference
ACQUA, N. H. D.; SILVA, G. P.; BENITES. V. M.; ASSIS. R. L.; SIMON. G. A. Métodos de amostragem de solos em áreas sob plantio direto no sudoeste goiano. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande, v.17, n.2, p.117-122, 2013.
CASTRO, P. A. L. de; SANTOS, G. O. Métodos de estimativa de evapotranspiração potencial como ferramenta de gestão ao uso da água. 2017. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade de Rio Verde - UniRV, Rio Verde, 2017.
DOMINGOS, G. S.; SANTOS, G. O.; SILVA, J. M.; PRADO, F. S. do; ALMEIDA JÚNIOR, M. C. D. Qualidade hídrica como ferramenta para tomada de decisão de gestão na bacia hidrográfica. In.: WORKSHOP INTERNATIONAL SOBRE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEIS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS, 6., 2017, Uberlândia. Anais... 2017.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo demográfico 2010. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 17 ago. 2017.
LANDAU, E. C.; GUIMARÃES, D. P.; REIS, R. J. dos. Mapeamento das áreas irrigadas por pivôs centrais no estado de Goiás - Brasil. Disponível em: <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/94072/1/Mapeamento-areas.pdf>. Acesso em: 3 set. 2017.
ROCHA, E.; REYS, P.; SILVA, P. O.; SOARES, M. P.; Florística e fitossociologia em um fragmento de cerrado no sudoeste de Goiás. Revista Global Science and Technology, v.7, n.3, p.110-118, 2014.
SANTOS, G. O.; HERNANDEZ, F. B. T. Uso do solo e monitoramento dos recursos hídricos no córrego do Ipê, Ilha Solteira, SP. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v.17, n.1, p.60-68, 2013.
Stahování
Publikováno
Číslo
Sekce
Licence
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.