COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS DE MULHERES: ESTUDO DE CASO EM TREINAMENTO DE EMPREENDEDORISMO COMO EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.16.14310.023Abstrakt
Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada com o objetivo de identificar as compe-tências empreendedoras predominantes entre as mulheres participantes dos cursos de capacitação em empreendedorismo, ofertados pelo Programa Bom Negócio Paraná (PBNP). Na definição da pesquisa, foram consideradas as turmas de 2017 e 2018, formadas nos municípios da Região Sudeste do Estado do Paraná. A pesquisa teve abordagem quantitativa, cujos dados foram obtidos a partir de formulários preenchidos por uma amostra de 28% do universo da pesquisa. A mensuração dos dados foi realizada pela perspectiva descritiva e de correspondência múltipla. Os resultados da pesquisa apontam que “comprometimento” e “atitude pela busca de oportunidades” são as competências preponderantes no perfil das mulheres empreendedoras participantes deste estudo; e, ainda, são consistentes com os obtidos por outros pesquisadores, em condições e locais diversos, sugerindo um padrão feminino de competência empreendedora, em seu protagonismo no seio das sociedades contemporâneas.
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