CURSINHO POPULAR E COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS: IMPACTO NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

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DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.16.15621.042

Abstrakt

No âmbito da extensão universitária, os cursinhos populares têm a missão de promover o ingresso ao ensino superior público, combatendo desigualdades associadas a esse processo. Nesse sentido, para se conquistar uma vaga na universidade pública, é fundamental conhecer as habilidades matemáticas avaliadas pelo ENEM. Assim, o Curso Preparatório para o ENEM, estudado neste trabalho, visa fornecer às camadas populares mais oportunidades de acesso à universidade, contribuindo para seu desenvolvimento intelectual e social. O objetivo deste estudo é discutir o nível de conhecimento matemático dos cursistas e a importância atribuída a ele para se ingressar no ensino superior. A pesquisa é do tipo participante, sendo um estudo de caso realizado por questionário. Conclui-se, por fim, que a participação no Curso Preparatório impacta positivamente a relação dos estudantes com a Matemática, aumentando sua nota média. Além disso, observa-se o papel essencial do estudo da Matemática, independentemente do curso universitário escolhido pelos alunos.

Biografie autora

Ronaldo André Lopes, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

Aluno de Mestrado da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Alfenas - MG, Brasil.

Andréa Cardoso, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

Professora da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Alfenas - MG, Brasil. Doutorado em Engenharia Mecânica. 

Publikováno

2020-09-01