AÇÕES EXTENSIONISTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS DE OCORRÊNCIA POTENCIAL DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI NO MUNICÍPIO DE BANDEIRANTES (PR)
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.20.23150.034Abstrakt
A dengue é uma das principais arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti. O projeto "Estratégias para Prevenção e Combate à Dengue com o Uso de Aeronaves Remotamente Pilotáveis (ARP)", realizado em Bandeirantes, PR, pelo Programa de Extensão Universidade sem Fronteiras, visa capacitar agentes de combate às endemias e mapear áreas de risco com ARP. É fundamental que os agentes participem de processos institucionalizados, gerando qualificação e legitimando seus saberes. Os agentes se mostraram qualificados na aprendizagem de novas ferramentas e uma maior valorização e reconhecimento de seu trabalho. As áreas mapeadas permitiram o georreferenciamento de 779 terrenos. Os maiores índices de imóveis não fiscalizados foram registrados na Vila São José e Vila Paraíso. Os principais problemas identificados foram obstruções em calhas, acúmulo de materiais de construção e caixas de cimento. A extensão universitária promove a interação entre a universidade e a sociedade e, portanto, é essencial para criar soluções sustentáveis e promover o bem-estar coletivo.
Palavras-chave: Dengue; Geoprocessamento; Arboviroses; Drones; Treinamento.
Stahování
Publikováno
Číslo
Sekce
Licence
Tato práce je licencována pod Mezinárodní licencí Creative Commons Attribution 4.0 .
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.