LUTO POR SUICÍDIO: ROMPENDO SILÊNCIOS E PROMOVENDO CUIDADO EM GRUPOS DE APOIO
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.20.23496.039Abstrakt
Trata-se de pesquisa qualitativa que analisa a vivência do luto em quatro mulheres participantes de um Grupo de Apoio Online a pessoas enlutadas por suicídio, ofertado pelo Projeto de Extensão AcolheDor. Os formulários de inscrição para participação, os prontuários psicológicos e os formulários de avaliação da intervenção foram submetidos à Análise de Conteúdo, originando três categorias: 1) Vivências do luto por suicídio; 2) Modos de ajustamento ao luto; e 3) Participação no grupo de apoio ao luto. Os resultados indicaram que a morte por suicídio é um evento inesperado e traumático, e o estigma social torna a experiência mais difícil de ser elaborada, afetando a saúde das participantes. Na percepção delas, o grupo possibilitou aprendizagens sobre luto, compartilhamento de vivências e elaboração de sentimentos ligados à perda. Configurou-se, portanto, como um espaço seguro para expressão da dor e para receber apoio social, tornando a experiência do luto menos solitária.
Palavras-chave: Luto; Suicídio; Posvenção; Apoio Psicossocial; Intervenção Baseada em Internet.
Stahování
Publikováno
Číslo
Sekce
Licence
Tato práce je licencována pod Mezinárodní licencí Creative Commons Attribution 4.0 .
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.