FORMAÇÃO DE ORGANIZAÇÃO POPULAR, E OS DESAFIOS DA PRÁTICA
Klíčová slova:
Organização popular, Auto-gestão, Vínculos de confiança.Abstrakt
O texto busca relatar a experiência de um grupo de mulheres do município de Matinhos, sito no litoral paranaense, em formar organização popular, o artigo busca ressaltar os medos e as expectativas das mulheres bem como os desafios para a auto-gestão, para o protagonismo do grupo, ao organizar e operacionalizar as atividades. A metodologia pauta-se na pesquisa-ação, utilizando falas e os registros, no decorrer das reuniões, na definição das regras internas, nas formas de comunicação das informações do artesanato e nos registros da pesquisadora no decorrer da vivência no projeto e nos diálogos informais. Até o momento, é possível observar que o grupo se fortaleceu devido ao vínculo de confiança entre os proponentes e principalmente devido ao respeito às diferenças. O espaço livre para falarem e para se envolverem, nas decisões, levou-as a valorizarem o saber individual e a se comprometerem. Ao sentirem-se valorizadas, a demanda sobre seu saber, levou-os ao compartilharem o que sabem e a se preocuparem com as companheiras de grupo.
Stahování
Číslo
Sekce
Licence
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.