BENZEDURA: FAMÍLIA FERREIRA E A ARTE DE CURAR PELA FÉ
Klíčová slova:
Benzedor, Poder de cura, Saberes populares.Abstrakt
As atividades extensionistas realizadas através do projeto “Doença e cura” (CARNEIRO, 2000) permitiram presenciar as práticas de rituais de uma família de descendência africana, loca-lizada em Ponta Grossa, Castro e Piraí do Sul. As formas de curar junto à população foram observadas a partir do diálogo com as fontes escritas, orais e fotográficas. Ao final do século XX, vê-se ainda presente nos Campos Gerais do Paraná, a assistência terapêutica não especializada, cujas artes de cura estão fundamentadas nos ritos da espiritualidade. Em pleno Século XXI, na qualidade de “esculápios”, a família Ferreira é portadora do domínio de “curas milagrosas”: Joaquim é conhecido como benzedor e trata com ervas as mazelas das famílias; Zenilda cura enfermidades provocadas por “feitiçarias”; Maria Zeni, como vidente, direciona os seus pacientes. Assim, a partir de rituais afro-brasileiros, a família Ferreira trata do doente e, numa relação “sócio-religiosa”, cura o paciente pela fé.
Stahování
Číslo
Sekce
Licence
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.