A GUAÇATONGA (Casearia sylvestris Sw.) E SEU USO POTENCIAL COMO FITOTERÁPICO: UM RESULTADO PRÁTICO DE TRABALHO EXTENSIONISTA NO DISTRITO DE ITAIACOCA
Klíčová slova:
Guaçatonga, Fitoterapia, Casearia, Itaiacoca.Abstrakt
Este trabalho é resultado de atividades extensionistas iniciadas em maio de 2003 vinculadas ao projeto “Meio Ambiente sustentável para o Distrito de Itaiacoca - Ponta Grossa – Paraná - Brasil” com o objetivo de buscar soluções práticas para a população do meio rural baseadas em recursos existentes em seu próprio meio ambiente. Entre as várias inserções realizadas, apresentamos o resultado no tratamento de neoplasia em animal doméstico com folhas novas de Casearia sylvestris, conhecida como guaçatonga, pau-lagarto ou cafezeirode- bugre, cujo tratamento em pouco mais de dois meses de aplicação, promoveu a recuperação e cicatrização de tecidos da pata de um cão doméstico, sugerindo a necessidade de aprofundamento de estudos com esta planta. O resultado deste trabalho serve de subsídio para futuros testes curativos e de desinfecção aplicada em saúde animal, oportunizando a pesquisa e a valorização de plantas medicinais.
Stahování
Číslo
Sekce
Licence
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.