A INFLUÊNCIA DO GÊNERO NA PARTICIPAÇÃO DA MODALIDADE FUTEBOL NO PROJETO ESCOLA DA BOLA
Klíčová slova:
Projeto. Escola da Bola. Futebol. Gênero.Abstrakt
O projeto Escola da Bola (UEPG) atendia, em 2011, a 260 escolares residentes no entorno do Campus Universitário. Ofertava várias práticas físicas e esportivas, como o basquetebol, a dança, o futebol, o futsal, as lutas, a natação e o voleibol. Posteriormente ao encerramento do período de inscrição, observou-se a inexistência de meninas matriculadas na modalidade futebol. Desta forma, objetiva-se analisar e discutir a influência do gênero na não participação desta modalidade no referido projeto. Para tanto, optou-se pela aplicação de um questionário conformado por duas questões fechadas, para as meninas matriculadas nas outras modalidades. Das vinte e seis respondentes (26), 15,38% gostam de futebol, mas nunca tiveram oportunidade de praticar, 34,62% não gostam devido à falta de afinidade, 7,69% não gostam devido à inabilidade, 19,23% não gostam devido à violência e 23,08% não gostam devido ao preconceito de gênero. Concluiu-se que essas são as implicações atuais dos habitus sexistas historicamente construídos na sociedade brasileira e que acabam reverberando em diferentes campos sociais.
Stahování
Publikováno
Číslo
Sekce
Licence
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.