GRUPO DE ACOLHIDA EM SAÚDE MENTAL: A PSICOLOGIA NA ATENÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.13.i2.0007Klíčová slova:
acolhida, saúde mental, atenção básica, grupos.Abstrakt
O presente artigo vem compartilhar a experiência de um grupo de acolhida em saúde mental na atenção básica realizada a partir do projeto de extensão “Grupos de acolhida na Saúde Mental como dispositivo de atenção à saúde mental e de integração do Serviço-Escola do Curso de Psicologia da UFCSPA à rede de atenção básica”, da Universidade Federal de Ciências da Saúde, de Porto Alegre, RS. Constitui-se como um grupo aberto, existente desde 2012, com o objetivo de dar suporte psicológico aos pacientes atendidos em Unidades Básicas de Saúde que fazem parte da região docente-assistencial dessa universidade. A efetividade deste grupo foi constatada através da melhora clínica e interpessoal dos seus participantes. Concluiu-se que, além de promover a integração ensino-serviço, os acolhimentos em saúde mental na atenção básica são necessários, considerando-se de extrema importância a realização de grupos de acolhida em saúde mental em outras Unidades de Saúde da região.
Stahování
Publikováno
Číslo
Sekce
Licence
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.