PROJETO DE ENSINO DA CONSTRUÇÃO DE UMA MINICISTERNA COM MATERIAIS REUTILIZÁVEIS
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.15.i1.0003Schlagworte:
Sustentabilidade, Reutilização, Reservatório de água, Divulgação e reprodução.Abstract
A necessidade hídrica vem aumentando com o passar dos anos, influenciada pelo aumento demográfico e econômico, poluição e o uso irregular dos recursos hídricos. Uma solução eficiente para minimizar esse desequilíbrio socioambiental é o uso da cisterna pelo fato de manter estrutura simples, facilidade no acesso e o aproveitamento dos recursos pluviais. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi elaborar, construir e ensinar a comunidade local sobre a construção e instalação de uma minicisterna para fins não potáveis, produzida com materiais recicláveis, proposta por discentes do projeto de extensão Laboratório de Avaliação e Construção de Equipamentos com Materiais Reutilizáveis (LAMAR). O projeto alcançou satisfação dos participantes nos quesitos avaliados, em que foi considerada possível a construção da minicisterna.
Literaturhinweise
AMORIM, M. C.C.; PORTO, E. R. Avaliação da qualidade bacteriológica das águas de cisterna: estudo de caso no município de Petrolina - PE. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA, 3., 2001, Campina Grande. Anais... Campina Grande: ABCMAC, p 8, 2001.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR-15527: Água de chuva – Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis. Rio de Janeiro, p. 12, 2007.
BACCI, D. C.; PATACA, E. M. Educação para a água. Estudos avançados, v. 22, n. 63, p. 211-226, 2008.
BARROS, F. G. N.; AMIN, M. M. Água: um bem econômico de valor para o Brasil e o mundo. Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional, v. 4, n. 1, p. 75-108, 2008.
P1MC. Programa um milhão de cisternas. Disponível em: <http://www.asabrasil.org.br/acoes/p1mc>. Acesso em: 03 jun. 2016.
PASSADOR, C. S.; PASSADOR, J. L.; HUAYTA, V. R. Políticas contra la sequía y la técnica de cisterna en Brasil. Agroalimentaria, v. 16, n. 31, p. 101-103, 2010.
PALHARES, J. C. P.; GUIDONI, A. L. Qualidade da água de chuva armazenada em cisterna utilizada na dessedentação de suínos e bovinos de corte. Revista Ambiente & Água, v. 7, n. 1, p. 244-254, 2012.
ROSSI, R. A.; SANTOS, E. Conflitos e regulação das águas do Brasil. Caderno CRH, v. 31, n. 82, p. 151-167, 2018.
SOUZA, C. M. N. Gestão da água e saneamento básico: reflexões sobre a participação social. Saúde e Sociedade, v. 26, n.4, p.1058-1070, 2017.
URBANO, E. Aproveitamento de água de chuva de baixo custo para a residências urbanas. Disponível em: <http://www.sempresustentavel.com.br/hidrica/minicisterna/minicisterna.htm>. Acesso em: 27 jun. 2016.
VILLA, M. A. Vida e morte do sertão: a história das secas no Nordeste nos séculos XIX e XX. São Paulo: Ática, 2001.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.