EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NAS ÁREAS VERDES E ESCOLAS. A EXPERIÊNCIA DO PROJETO “HOTEL DE POLINIZADORES: TORNANDO AS ÁREAS URBANAS AMIGÁVEIS PARA ABELHAS E VESPAS”
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.20.23735.023Abstract
Polinizadores estão em declínio globalmente, devido à perda de habitat e, consequentemente, locais para nidificação, entre eles abelhas e vespas. Entretanto, o conhecimento popular desses grupos é precário. O objetivo do trabalho é apresentar os resultados do projeto de extensão “Hotel de polinizadores: Tornando as áreas urbanas amigáveis para abelhas e vespas”, que visou a instalação de 'Hotéis de polinizadores' para fornecer abrigo para abelhas e vespas solitárias dentro do cenário urbano na cidade de Rondonópolis. Os hotéis foram confeccionados e distribuídos em áreas verdes e escolas públicas, a fim de promover a conservação das espécies, além de incentivar a divulgação de informações sobre a importância de polinizadores, aliado à educação ambiental. Foram instalados 25 hotéis de polinizadores, fomentando a conscientização ambiental por meio de atividades educativas nas escolas e áreas verdes. A instalação dos hotéis de polinizadores, combinada com ações de educação ambiental, promoveu tanto a conservação desses insetos essenciais quanto uma maior conscientização pública sobre sua importância nos ecossistemas urbanos.
Palavras-chave: Abelhas solitárias; Educação ambiental; Ecossistemas urbanos; Polinização; Vespas solitárias
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.