LABORATÓRIO INTERDISCIPLINAR DE JOGOS COLABORATIVOS: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, LUDICIDADE E MEDIAÇÃO DE SABERES

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.25148.043

Abstract

Envolver metodologias educacionais e extensão universitária remete a uma práxis ligada a educação. Com a participação de instituições educacionais em múltiplos níveis, de forma positiva e propositiva, a pesquisa e desenvolvimento de produtos específicos para a educação pode ser um caminho que orienta essas práxis afim de desenvolver mais que produtos, estabelecendo relações e vínculos entre pessoas e instituições. O presente estudo apresenta considerações iniciais que deram origem ao Laboratório Interdisciplinar de Jogos colaborativos (LIJC), bem como estudos e análises sobre seu primeiro jogo implementado, a CRIATIVA. Seguimos um percurso teórico que demonstra os aspectos norteadores, bem como nosso conceito de extensão universitária, em seguida apresentamos o jogo criado, para então expor os resultados da aplicação desse jogo a partir de um relato de experiência.

Palavras-Chave: Jogos cooperativos; Educação; Extensão universitária.

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Autor/innen-Biografien

Jeferson Antunes, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Professor na Universidade Federal do Cariri (UFCA), Juazeiro do Norte, CE, Brasil. Doutorado em Educação. Pós-Doutorado.

Maria Eduarda Nunes de Souza, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Aluna de Mestrado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil.

Ana Clarice Bezerra de Araujo Silva, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Aluna de Graduação na Universidade Federal do Cariri (UFCA), Juazeiro do Norte, CE, Brasil.

Abigayl Fernandes da Silva, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Graduação em Administração Pública pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), Juazeiro do Norte, CE, Brasil.

Veröffentlicht

2025-11-05