A NECESSIDADE DE CAPACITAR A FAMÍLIA PARA CUIDAR EM SEU AMBIENTE DOMICILIAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Schlagworte:
Ações extensionistas, Família, Acompanhamento domiciliar, Enfermagem.Abstract
O objetivo deste estudo é compartilhar experiências de acompanhamento familiar dos discentes/docente da disciplina Saúde da Família no contexto de ações cuidativas numa comunidade, a partir do Projeto Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Extensão em Cuidados à Saúde da Família em Convibilidade com Doenças Crônicas – NIEFAM, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Jequié. Trata-se de um relato de experiência desenvolvido em 2009 por docente e graduandos do Curso de Enfermagem. A experiência possibilitou conhecer o sistema familiar e visualizar cada membro enquanto ser humano-subsistema de um sistema maior que é a família na interação com o meio dinâmico-social para sua capacidade de resiliência no enfrentamento das adversidades vivenciadas cotidianamente no processo de viver humano. O acompanhamento domiciliar prestado às famílias foi uma mais-valia na construção do conhecimento acerca da dinâmica familiar no processo de viver-adoecer-morrer contributivos para o alcance da qualidade de saúde das pessoas cadastradas no NIEFAM.
Downloads
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.