CONHECIMENTO DO INDIVÍDUO OSTOMIZADO EM RELAÇÃO AO AUTOCUIDADO
Schlagworte:
Ostomia, Enfermagem, Auto-cuidado.Abstract
O presente artigo tem como objetivo divulgar resultados da pesquisa realizada no Pronto Socorro Municipal de Ponta Grossa - Paraná (Setor de Órteses e Próteses), que averiguou o conhecimento do individuo ostomizado em relação aos cuidados após alta hospitalar e as incidências de complicações relacionadas ao estoma. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória e de campo com contribuição de dados quantitativos, onde foi utilizada como técnica de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. Participaram da pesquisa dez portadores de ostomia (colostomia/ileostomia) intestinal e os resultados mostraram que a maior parte dos pacientes teve dificuldades com o auto-cuidado por falta de orientação apropriada e/ou ajuda de um profissional capacitado para esta fase do tratamento.
Downloads
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.