JOGO DE XADREZ: CULTURA, DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO E ESTÍMULO PARA A APRENDIZAGEM
Schlagworte:
jogo de xadrez, cultura, raciocínio lógico.Abstract
Este trabalho apresenta algumas considerações sobre a inserção de um espaço cultural tendo como principal mediador o jogo de xadrez. A finalidade deste espaço cultural intitulado “Ponto do Xadrez”, consiste em oferecer aos seus participantes estudos teóricos sobre o jogo de xadrez e atividades que sejam motivadoras para sua prática. O “Ponto do Xadrez” está sendo desenvolvido na Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop e também, na Escola Estadual Olímpio João Pissinati Guerra, localizada no Município de Sinop. A partir da realização deste trabalho foi possível perceber algumas influências deste espaço cultural no cotidiano escolar de seus participantes. Alguns resultados indicam que é possível ensinar e praticar o jogo de xadrez de forma prazerosa, levando-se em conta o desenvolvimento das habilidades intelectuais de quem o pratica.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.