IMPACTS OF THE INCLUSION OF ENVIRONMENTAL EDUCATION ACTIVITIES IN A MUNICIPAL SCHOOL IN LAVRAS, MG

Authors

  • Gabriela Francine de Oliveira Silva Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Sabrina Soares da Silva Universidade Federal de Lavras - UFLA

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i3.0013

Keywords:

Environmental Education, Environment, Sustainability.

Abstract

Em vista da crescente ocorrência de problemas ambientais, alunos e professores do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras elaboraram um projeto de extensão com o objetivo de levar atividades de educação ambiental nas escolas municipais de Lavras, MG. Este projeto ficou conhecido como Projeto Planeta Azul. O presente estudo objetivou, portanto, analisar os impactos da adição destas atividades realizadas neste Projeto. Para tanto, foi feito um estudo qualitativo e quantitativo. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionário com os alunos participantes do projeto. Perceberam-se mudanças de comportamentos e atitudes de todos os envolvidos no Projeto e, com isso, viabiliza-se o desenvolvimento da consciência crítica e a obtenção de valores e ações que visam um ambiente mais equilibrado, bem como a formação cidadã.

Author Biographies

Gabriela Francine de Oliveira Silva, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Aluna de Mestrado da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras - MG, Brasil.

 

Sabrina Soares da Silva, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Professora da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras - MG, Brasil. Doutorado em Administração.

References

ALCANTARA, V. Inserção curricular na educação ambiental. 1.ed. rev. Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2012.

ARARUNA, L. B. Investigando ações de Educação Ambiental no Currículo Escolar. Rio de Janeiro: UFRJ/CFCH, 2009.144f.

BARBIERI, J. C. Gestão Ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

BERNARDES, M. B. J.; PRIETO, É. C. Educação Ambiental: disciplina versus tema transversal. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, FURG- RS, v.24, p. 176-178, jan./jul. 2010. Disponível em: https://www.seer.furg.br/remea/article/view/3891/2321. Acesso em: 18 jan. 2018.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9795.htm. Acesso em: 23 jun. 2018.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Disponível em : < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htmt> Acesso em: 23 jun. 2018.

DIAS, G. F. Educação Ambiental: Princípios e práticas. 9. ed. São Paulo: Gaia, 2004.

EHRENFELD, D. Beguining again: people and nature in the new millenium. New York: Oxford University Press, 1993. 215 p.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.35, n.2, p. 57-63, abr. 1995.

QUADROS, A. Educação Ambiental: Iniciativas Populares e Cidadania. Santa Maria, 2007. Disponível em: <http://jararaca.ufsm.br/websites/unidadedeapoio/download/alessandra.pdf>. Acesso em: 20 out. 2017.

REIGOTA, M.A.S. O meio ambiente e suas representações no ensino em São Paulo, Brasil. Uniambiente, Brasília, ano 2, n.1, p. 27-30, 1991.

SATO, M. Educação para o Ambiente Amazônico. 245p., il. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de São Carlos, 1997.

TRISTÃO, M. A educação ambiental na formação de professores: redes de saberes. São Paulo: Annablume; Vitória: Facitec, 2004.

VEIGA, J. E. da; ZATZ, L. Desenvolvimento sustentável, que bicho é esse? Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

WATERHOUSE, P. Geotécnica – Fortalecimento institucional do IBAMA – Cenários de Gestão Ambiental Brasileira. Relatório Final. Brasília, 1992. p. 08.

Published

2018-08-31