TECNOLOGIAS E CONHECIMENTOS - PESSOAS E PROTAGONISMOS: UMA PROPOSTA DE PROJETO DE EXTENSÃO
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.16.13580.004Keywords:
Atividade Extensionista, Interdisciplinaridade, Inclusão Sociodigital, Paulo Freire.Abstract
O objetivo deste artigo é descrever a proposta do projeto de extensão universitária “Construindo Saberes com o Uso de Tecnologia”, do Setor de Educação Profissional e Tecnológica, da Universidade Federal do Paraná. Sua finalidade principal é promover o uso da tecnologia em processos educativos, no ambiente escolar, para enfrentamento e supervisão de vulnerabilidades. A metodologia se apresenta nos seguintes passos: 1) Divulgação das atividades do projeto; 2) Formação dos Acadêmicos (bolsistas/voluntários); 3) Execução das atividades na escola; 4) Análise das avaliações das atividades e sistematização de materiais; 5) Eventos. Espera-se atingir a Inclusão Sociodigital dos atores sociais da escola pública da região de Curitiba, pois, não basta apenas ter acesso às tecnologias digitais e ser alfabetizado digitalmente, é preciso também desenvolver habilidades e competências com relação ao uso dessas tecnologias e conhecimento para utilizá-las com segurança, ética e autonomia, tornando-se assim um letrado digital.
References
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
______. Parâmetros Curriculares Nacionais, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf. Acesso em: 23 set. 2017.
______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde na escola. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. 96 p.: il. (Série B. Textos Básicos de Saúde. Cadernos de Atenção Básica, n. 24).
CNDL. Estilo de Vida e Expectativas Quanto ao Futuro Da Juventude no Brasil. Fevereiro de 2017. Disponível em: https://www.spcbrasil.org.br/pesquisas. Acesso em: 23 set. 2017.
FORPROEX – Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus, 2012. Disponível em: http://www.renex.org.br;/documentos/2012-07-13-Politica-Nacional-deExtensao.pdf. Acesso em: setembro de 2018.
FREIRE, Paulo. Educação na Cidade. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.
______. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 17ª edição. São Paulo: Paz e Terra., 2011a.
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 2011b.
______. Extensão ou comunicação? 16ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
______. Pedagogia do oprimido. 56ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
______. Extensão Universitária: Para quê? Instituto Paulo Freire, 2017. Disponível em:https://www.paulofreire.org/images/pdfs/Extens%C3%A3o_Universit%C3%A1ria_-_Moacir_Gadotti_fevereiro_2017.pdf. Acesso em: 21 set. 2018.
GADOTTI, Moacir; FREIRE, Paulo.; GUIMARÃES Sérgio. Pedagogia: diálogo e conflito. 3ª edição. São Paulo: Cortez-Autores Associados, 1989.
HENZ, Celso Ilgo. Na escola também se aprende a ser gente. In: HENZ, C. I; ROSSATO, R. (orgs). Educação Humanizadora na Sociedade Globalizada.Santa Maria: Biblos, 2007.
JESUS, Andreia; NEVES, Luiz Antonio Pereira; KUTZKE, Alexander Robert. TORRES, Pedro Rodrigues; FEGER, José Elmar; BRAHIM, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos; TONO, Cineiva Campoli Paulino. Fundamentação e Proposta de um Projeto de Extensão: construindo através do computador e internet. 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, Ouro Preto, MG, 2016.
PRENSKY, Marc. Nativos digitais, imigrantes digitais. Disponível em <http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf>. Acesso em: 24 set. 2018,
SEPT. Educação Profissional e Tecnológica: o que é? Disponível em http://www.sept.ufpr.br/portal/historia/. Acesso em: 29 out. 2018.
TONO, Cineiva. et al. (organização), Informática para o Desenvolvimento Humano. 2. ed. - Curitiba, PR: CRV, 2013.
VALENTE, José Armando. O Computador na Sociedade do Conhecimento. Universidade Estadual de Campinas – Campinas: NIED, 2002.
Downloads
Published
Issue
Section
License
a) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
b) By submitting an article to the Revista Conexão UEPG and having it approved, the authors agree to assign, without compensation, the following rights to the Journal: the rights of first publication and the rights to redistribute the article and its metadata to the indexing and reference services that the editors deem appropriate.
c) Readers are free to transfer, print out and use the articles published in the Journal, as long as there is always explicit mention to the author(s) and to the Revista Conexão UEPG and as long as there is no alteration of the original work. Any other use of the texts needs to be approved by the author(s) and by the Journal.