SmileACTION: EDUCATION PRACTICES AS A WAY TO INTEGRATE THE EVALUATION OF ORAL HEALTH IN THE CONTEXT OF HIGH SCHOOL
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.17.17990.59Abstract
O artigo objetiva apresentar a atividade de extensão “Dor de dente” do projeto “SorrisAÇÃO”, pautada na popularização da ciência e integrada à investigação das condições de saúde bucal de estudantes do ensino médio regular. Foram elaborados materiais didáticos (situação-problema, roteiro, texto e jogo), fundamentados na teoria da aprendizagem experiencial e nos métodos ativos de ensino aprendizagem. As práticas educativas foram realizadas com 1.344 estudantes matriculados nos 1º, 2º e 3º ano. Para avaliar a condição dentária por meio do Índice Cariado, Perdido e Obturado para unidade de dente (CPO-D) e o Índice de Higiene Oral Simplificado (IHO-S), 317 voluntários participaram da pesquisa. A avaliação do processo foi realizada por 58 adolescentes. Evidenciou-se que a prática promoveu interação dialógica, pautada na autonomia e na construção do conhecimento científico; e identificação de problemas relacionados à condição dentária e higiene bucal dos adolescentes.
Downloads
Published
Issue
Section
License
a) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
b) By submitting an article to the Revista Conexão UEPG and having it approved, the authors agree to assign, without compensation, the following rights to the Journal: the rights of first publication and the rights to redistribute the article and its metadata to the indexing and reference services that the editors deem appropriate.
c) Readers are free to transfer, print out and use the articles published in the Journal, as long as there is always explicit mention to the author(s) and to the Revista Conexão UEPG and as long as there is no alteration of the original work. Any other use of the texts needs to be approved by the author(s) and by the Journal.