FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA SOBRE A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA MODALIDADE REMOTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.18.19653.003

Resumo

Neste trabalho, são apresentados resultados de um curso de formação continuada de professores da área de Ciências da Natureza sobre a Metodologia de Resolução de Problemas realizado de forma virtual, por meio da plataforma Google Meet. Este curso foi desenvolvido por professores vinculados à Universidade Federal do Pampa, Unipampa, campus Caçapava do Sul, RS. Este manuscrito tem por objetivo apresentar a estrutura e o desenvolvimento do curso, as situações-problema elaboradas e suas respectivas classificações de acordo com a literatura, bem como as dificuldades e potencialidades de elaboração das situações-problema organizadas pelos cursistas. Os dados foram produzidos de forma qualitativa através de questionários respondidos pelos cursistas no início e no final da formação, bem como os problemas produzidos e os seminários que foram gravados. Os resultados apontam a preferência pelo desenvolvimento de problemas teóricos ou conceituais e qualitativos. Também indicam potencialidades associadas ao desenvolvimento de diversas habilidades e dificuldades relacionadas com a elaboração de problemas.

Biografia do Autor

Mara Elisângela Jappe Goi, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Professora da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Caçapava do Sul - RS, Brasil. Doutorado em Educação. 

Edila Rosane Álves da Silva, Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac

Professora do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, Santa Maria - RS, Brasil. Aluna de Doutorado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria - RS, Brasil.

Denise Rosa Medeiros, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Professora da Escola Nossa Senhora da Assunção e da Escola Nossa Senhora das Graças. Mestrado em Ensino de Ciências. 

Downloads

Publicado

2022-02-07