SENSIBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE PARA A IMPORTÂNCIA DAS ÁRVORES NO AMBIENTE URBANO ATRAVÉS DE AÇÃO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA:

CONTRIBUIÇÕES PARA A CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO NOS CURSOS DE ENGENHARIA FLORESTAL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.24334.004

Abstract

The extension project "Giving voice to trees: an interaction between technology, nature and man", started in 2019, aims to integrate UNEMAT with the community through environmental education actions on urban forestation, using technologies such as QR Codes on the trees in the squares of Alta Floresta-MT. The actions involved elementary and high school students from partner schools, as well as students from the Forest Engineering course, who actively participated in all stages of the project. This included the identification and dendrological characterization of the trees, the making and installation of QR Code plaques and the holding of lectures. The participation of Forest Engineering students was fundamental for the extension curriculum process. By applying their knowledge in practice, the students experienced the integration of theory with the reality of urban forestation, contributing to their professional training and aligning themselves with the guidelines of the MEC for university extension.

Downloads

Author Biographies

Muriel da Silva Folli-Pereira, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Docente adjunta na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), onde leciona as disciplinas de solos florestais, silvicultura clonal e dendrologia e atua como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biodiversidade da Rede Pró-Centro Oeste.

Rubens Marques Rondon Neto, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Professor de Magistério Superior na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Mato Grosso, mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná.

Bruna Natália Gonçalves, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Granduanda em Engenharia Florestal na Universidade do Estado de Mato Grosso

Edgley Pereira da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado em Engenharia Agrícola (Irrigação e Drenagem-Linha de Pesquisa Sensoriamento Remoto) pela Universidade de Federal de Campina Grande e doutorado em Solos e Nutrição de Plantas (Linha de Pesquisa em Geoprocessamento) pela Universidade Federal de Viçosa.

Eder de Camargo Deluski, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Graduação em Licenciatura em Computação pela Universidade do Estado de Mato Grosso e Profissional técnico do Ensino Superior na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Sidnei Samuel Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Possui graduação em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto e é mestrando em gestão e regulação de recursos hídricos na Universidade Federal do Espírito Santo.

Published

2025-05-14

Issue

Section

Dossiê: Curricularização da Extensão