EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESPAÇOS URBANOS: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA COM USO DE QR CODES NA ARBORIZAÇÃO PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.25173.046Resumen
O presente trabalho de extensão universitária teve como objetivo disponibilizar informações à comunidade sobre as espécies arbóreas presentes na Praça União do município de Imperatriz – MA, por meio da instalação de placas com QR Codes, como estratégia de promoção da educação ambiental e também para levantar a quantidade de espécies presentes na praça. As placas fornecem dados como nome científico, origem, morfologia e curiosidades, aproximando a população da biodiversidade local. Foram catalogados 83 indivíduos pertencentes a 24 espécies, distribuídas em 17 famílias botânicas, sendo 58,3% nativas. As análises dendrométricas incluíram altura, circunferência e área de sombreamento, que cobrem 4.253,63 m², correspondendo a 75% da praça. O índice de Shannon-Weaver revelou diversidade moderada (H’ = 2,53) e a equabilidade de Pielou indicou distribuição relativamente homogênea das espécies florísticas (J = 0,79). A iniciativa integrou tecnologia e sustentabilidade, promovendo sensibilização ambiental, visibilidade acadêmica e valorização da arborização urbana como instrumento de conservação.
Palavras-chave: Arborização urbana; Conscientização; Educação ambiental; Extensão universitária.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.