EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: CONSTRUINDO E PERMUTANDO SABERES EDUCOMIDIÁTICOS
Abstract
Este artigo demonstra a construção e a permuta de conhecimentos educomidiáticos entre professores e alunos do Colégio Estadual Professor Meneleu de Almeida Torres e acadêmicos de Jornalismo, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Paraná, mediante a leitura crítica e as produções midiáticas com a Radioescola, com as rádios tradicionais hertzianas e com a rádio web. Ao trabalhar com a Radioescola, o educando poderá se preparar para exercer a cidadania, a responsabilidade, a compreensão da realidade e a crítica social. Optou-se, pois, pelo método pesquisa-ação. Em 2007, os professores participaram de mini-cursos, de palestras, de debates, de discussões e de oficinas; e então, fizeram (gravaram e editaram) programas-pilotos. Em 2008, os alunos receberam o mesmo conteudo e a mesma prática. Demonstraram o domínio da locução e dos saberes sobre a linguagem, sobre o discurso radiofônico e sobre as rotinas produtivas. Gravaram e editaram debates, notícias, reportagens, dramaturgia sob a orientação de acadêmicos de Jornalismo e de operador de áudio, da UEPG. Os programas estão sendo veiculados pela Radioweb - UEPG.
Downloads
Issue
Section
License
a) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
b) By submitting an article to the Revista Conexão UEPG and having it approved, the authors agree to assign, without compensation, the following rights to the Journal: the rights of first publication and the rights to redistribute the article and its metadata to the indexing and reference services that the editors deem appropriate.
c) Readers are free to transfer, print out and use the articles published in the Journal, as long as there is always explicit mention to the author(s) and to the Revista Conexão UEPG and as long as there is no alteration of the original work. Any other use of the texts needs to be approved by the author(s) and by the Journal.