ACESSIBILIDADE NA UNIVERSIDADE: REPENSANDO OS PROCESSOS INCLUSIVOS
Keywords:
Acessibilidade, Universidade, Inclusão, Diferença, Adaptação.Abstract
Este artigo apresenta as características, ações e discussões do projeto de extensão “Acessibilidade na Universidade”, que tem por finalidade propiciar o aprendizado de como se pode trabalhar a questão dos processos inclusivos na universidade, tendo como perspectiva a identidade/diferença dos sujeitos e a necessidade de adaptação dos espaços físicos. O projeto utiliza estratégias de vivências, informações, grupo de estudos sobre os processos de inclusão e desenvolve projetos na área de Engenharia Civil para reestruturar os espaços físicos da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Desde 2006 o projeto já atingiu um público de aproximadamente três mil pessoas, entre funcionários, acadêmicos e professores. Desta forma, os participantes têm promovido discussões, visando aprofundar conhecimentos sobre o desenvolvimento dos múltiplos sujeitos nas práticas sociais inclusivas e proporcionar o acesso e a permanência dos mesmos nos espaços universitários.
Downloads
Issue
Section
License
a) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
b) By submitting an article to the Revista Conexão UEPG and having it approved, the authors agree to assign, without compensation, the following rights to the Journal: the rights of first publication and the rights to redistribute the article and its metadata to the indexing and reference services that the editors deem appropriate.
c) Readers are free to transfer, print out and use the articles published in the Journal, as long as there is always explicit mention to the author(s) and to the Revista Conexão UEPG and as long as there is no alteration of the original work. Any other use of the texts needs to be approved by the author(s) and by the Journal.