EDUCAÇÃO EM MOVIMENTO: ESCOLA E UNIVERSIDADE INTEGRADAS PELA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CENTRO-SUL DO PARANÁ
Keywords:
Universidade. Escola. Formação Continuada de Professores. Trabalho Colaborativo.Abstract
Este artigo analisa o projeto multidisciplinar “Educação em Movimento: Escola e Universidade Integradas pela qualidade da Educação Básica no Centro-Sul do Paraná”, realizado no período 2011 e 2012 na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, Unicentro. A proposta objetivou criar espaços de diálogo entre a universidade e a Educação Básica, no sentido de promover a produção do conhecimento científico a partir de formação inicial e continuada de professores, bem como desenvolver atividades que impulsionassem a valorização da criatividade, senso crítico, comprometimento social e ambiental. Os registros do processo formativo estão organizados no formato de livros, cartilhas e relatórios sistematizados pelos participantes do projeto. Os resultados destas ações implicaram na implementação de novas metodologias de ensino, construção do conhecimento e, sobretudo, buscou a autonomia do professor da Educação Básica. O projeto foi articulado em três cursos de Graduação que coordenaram as ações: Geografia, Biologia e Educação Física.
Downloads
Published
Issue
Section
License
a) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
b) By submitting an article to the Revista Conexão UEPG and having it approved, the authors agree to assign, without compensation, the following rights to the Journal: the rights of first publication and the rights to redistribute the article and its metadata to the indexing and reference services that the editors deem appropriate.
c) Readers are free to transfer, print out and use the articles published in the Journal, as long as there is always explicit mention to the author(s) and to the Revista Conexão UEPG and as long as there is no alteration of the original work. Any other use of the texts needs to be approved by the author(s) and by the Journal.