CULTURA E LAZER COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA ARTICULADA À EDUCAÇÃO INTEGRAL PARA ALUNOS MATRICULADOS NA ESCOLA REITOR ÁLVARO AUGUSTO CUNHA ROCHA, DO CAIC/UEPG
Keywords:
Cultura. Lazer. Jogos cooperativos.Abstract
No presente estudo, relata-se uma experiência pedagógica vivenciada no âmbito CAIC - Escola Álvaro Augusto Cunha Rocha direcionado aos filhos de servidores da UEPG, regularmente matriculado na referida escola. As práticas foram configuradas por: atividades relacionadas ao lazer (jogos e atividades extra-ambiente com visitas técnicas que agregam conhecimento), esporte (variedades esportivas com o ludicidade) e cultura (oficinas de leitura e artes). O referido projeto insere-se no âmbito da Educação Integral e tem como objetivo: atender, pedagogicamente, a demanda de alunos que ficam na escola após o encerramento das aulas, no período das 16h às 17h30min. É parte da demanda que resultou em problemática na escola, ou seja, após o encerramento das aulas os alunos ficavam ociosos e, sem acompanhamento pedagógico não raro envolviam-se em incidentes. Diante desse problema houve a necessidade de, junto a PRORH (Pró–Reitoria de Recursos Humanos), o CAIC e CDR (Centro de Desporto e Recreação), proporcionar práticas pedagógicas que respondessem às demandas da escola e, de igual importância, às demandas dos alunos. Utilizou-se como procedimento metodológico um estudo teórico fundamentado em análise empírica da realidade por meio de imagens fotográficas, relatos e planejamentos dirigidos dos professores/estagiários que desenvolveram atividades específicas em cada momento da ação e intervenção pedagógica. Como resultados obteve-se adesão de todos os alunos em atividades culturais, esportivas e de lazer com características cooperativas, se ampliou as noções dos acadêmicos acerca das diferentes práticas esportivas, bem como, ficou evidente o desenvolvimento da criatividade em atividades artísticas, mas, sobretudo, questões relacionadas às interações interpessoais.
Downloads
Published
Issue
Section
License
a) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
b) By submitting an article to the Revista Conexão UEPG and having it approved, the authors agree to assign, without compensation, the following rights to the Journal: the rights of first publication and the rights to redistribute the article and its metadata to the indexing and reference services that the editors deem appropriate.
c) Readers are free to transfer, print out and use the articles published in the Journal, as long as there is always explicit mention to the author(s) and to the Revista Conexão UEPG and as long as there is no alteration of the original work. Any other use of the texts needs to be approved by the author(s) and by the Journal.